sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Calor humano (grávido)!!

Calooooor!! É isso que tenho sentido além da conta desde que me descobri grávida.
Parece que tenho um reatorzinho nuclear em minha barriga (desrregulado, claro) que superaquece mesmo com esse verão chuvoso já judiando da gente lá fora. A vontade é de trabalhar nua, se isso não fosse um atentado ao pudor e eu fosse demitida por justa causa...
Mas há explicação para essa sensação exacerbada de calor.
De acordo com o site Materno Fetal
Esta sensação de calor que a gestante pode sentir principalmente nos últimos meses da gravidez é provocada pelo aumento do nível hormonal e faz com que a gestante tenha uma maior transpiração, principalmente à noite. Podem acontecer situações até engraçadas, de você sentir um calor absurdo em pleno inverno, enquanto todos estão trincando os dentes de frio.
Ah, vá! Tell me about it!
Os tão bipolares hormônios femininos, que volta e meia nos puxam do céu ao inferno mensalmente, variam demais durante a gravidez. As quedas do nível de estrogênio (hormônio básico feminino, responsável, entre outras coisas, pela multiplicação de células do aparelho reprodutor feminino, assim como a textura da pele, equilíbrio entre gorduras no sangue, etc.), especialmente, são as maiores responsáveis por essas ondas de calor.
Resumo: sinto-me num misto de menopausa e TPM de 9 meses. rsrs
E tenho a não animadora informação de que os níveis hormonais demoram a se estabilizar mesmo depois do parto, fazendo com que as ondas de calor nos acompanhem no período de amamentação.

Mas a temperatura corporal, apesar dessa sensação de calor, não aumenta muito, mantendo-se até os 37,5 graus. Se ao verificar a temperatura ela estiver acima desse patamar, pode ser uma febre real e aí é melhor procurar o médico.

Além disso, há outras alterações significativas que vêm atrapalhar um pouquinho o paraíso da mulher que espera um bebê no 3º trimestre:

Aspectos físicos
Aumento da umidade vaginal (leucorreia); [e estamos falando aqui de um verdadeiro incômodo!]
Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
Azia e dificuldade de digestão;
Câimbras nas pernas; [eu nunca tinha sentido isso antes, por isso estou atacando nas bananas]
Inchaço dos tornozelos e dos pés, às vezes, também das mãos;
Possíveis dores de cabeça, e, às vezes, desmaios e tontura;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorroidas; [ah! isso me faz lembrar que, com o calor, também não consigo usar as meias de compressão]
Dores nas costas; [fazer exercícios regularmente ajuda MUITO a previní-las]
Falta de ar e dificuldades para respirar; [os pulmões estão comprimidos pelo útero aumentado]
Insônia; [exercícios também são bons pra evitar isso]
Sensação de coceira no abdome. [cremes e mais cremes]

Emotivos
Certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; [evito pensar muito a respeito, pra não sofrer por antecedência]
Períodos de distração e falta de concentração; [o que eu tava falando mesmo?]
Sonhos e fantasias sobre o bebê. [ah, isso é impossível de evitar!]

Mas pensando bem, a gente consegue tirar tudo isso de letra com muita paciência e paz de espírito. Fazer atividades físicas regulares ajuda muito em vários aspectos, como evitar a insônia (tenho o sono mais pesado ever! nem levanto no meio da noite pra ir ao banheiro), diminuir a ansiedade, evitar dores nas costas e pernas, assim como inchaço, aumentar a elasticidade e tonicidade do corpo (o que ajuda também a evitar varizes)... então, tava exercício aí, meu povo!
De resto, é só tentar usar roupas leves para diminuir a sensação de calor e procurar atividades que nos tragam bem estar nas horas livres, como passeios, descanso, ler um bom livro, ficar com quem se ama... e aprender muito a respeito do seu corpo e do seu futuro bebê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário