quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Férias na gravidez

Barrigón admirando o mar e pedindo "Vamos lá, mamãe, procurar as águas-vivas!" :P

Acabei de voltar de férias e posso dizer que eu e meu barrigão curtimos de montão esses days-off. Fazia um tempão que não íamos à praia e o maridão sugeriu uma viagem típica de verão, mas com o pé atrás sem saber se eu podia ou não entrar no mar, se podia tomar sol, etc. Fui à caça de informações, pra não termos nenhum contratempo e arrependimentos e encontrei bastante coisa útil.

Futuras mamães podem combinar com praia, desde que se tome alguns cuidados.
A exposição ao sol deve ser evitada nos horários mais quentes do dia, para que a temperatura corporal não suba muito (isso causaria mal ao bebê) e a gestante também não sofra com as temidas manchas da gravidez (cloasmas, ou melasmas, que aparecem principalmente no rosto – bochechas e testa –, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como na barriga). O melhor horário para o banho de sol (e mar) é até as 10h da manhã e após as 16h, evitando assim o período de sol mais quente.

Hidratar-se bem também é importante. E manter o corpo protegido com filtro solar, chapéu e saída de praia (túnica, camisão, canga), retocando o protetor após os banhos de mar ou piscina. Tomar sol pode, mas sem exageros, nada de ficar quarando no sol a pino, porque durante a gravidez a pele fica mais sensível à manchas e queimaduras.

Banho de mar, só se for em praias calmas, sem ondas fortes que possam desequilibrar causando quedas bruscas ou batidas na barriga. Eu, por exemplo, escolhi umas praias bem "piscininha", em que as ondas eram quase inexistentes, assim pude curtir o banho de mar sem peso na consciência. Legal também ver se não há perigo de águas-vivas ou proibição de banho por algum tipo de poluição (esgoto, etc.).

Cuidar da alimentação também é imprescindível, dando preferência aos alimentos frescos, saladas, sucos, prepados em locais com higiene, e evitando frituras e aquelas comidinhas estranhas que circulam pela praia (camarões fritos que não se sabe a procedência, alimentos crus, como ostras e peixes, pastéis oleosos e toda sorte de gordices). Uma intoxicação alimentar pode ser uma grande dor de cabeça e até mesmo acarretar problemas para a gestação.

Depois da praia a pedida é hidratar bem o corpo por dentro e por fora, bebendo bastante líquidos (sem álcool, please) e usando na pele cremes hidratantes e refrescantes pós-sol. A barriguinha agradece e assim pode-se curtir uma praia sem dores de cabeça.

Praia Azedinha, Búzios, RJ. Paraíso com águas mansas ótimo pra grávidas e crianças pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário