segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mistério desvendado

Ainda hoje há pais que preferem manter o sexo da criança em segredo até a hora do parto. Mas isso decididamente não é pra mim, uma pessoa reconhecidamente (e auto-reconhecidamente) ansiosa, que quer já se cercar de todas as garantias, certezas, etc.
Então estava só esperando o aparelho reprodutor do filhotinho estar mais desenvolvido para fazer um ultrassom e descobrir, finalmente, se chamaria de ele ou ela ao meu filhote.

No último sábado, durante o ultrassom no início da 19ª semana (leia-se 4,75 meses), solucionamos o mistério: será uma MENINA!!
E essa chance já era estatisticamente mais forte, levando-se em conta o número de mulheres nascidas nas famílias minha e de meu marido.

Agora vem uma das partes mais difíceis... escolher um nome.
Pois, ao meu ver, nomear uma pessoa é uma responsabilidade muito grande. Um nome é algo forte, carregado de significado e poder, e será carregado para o resto da vida.
Deve ser muito bem pensado e escolhido, evitando-se nomes que possam causar mal-entendidos, que possam constranger a criança (e depois na vida adulta)... tanta coisa pra se pesar nessa hora.
Ai, angústia!
Mas vamos conseguir sair mais dessa... já comecei a pesquisar alguns.

Falando um pouco do ultrassom realizado (ultrassom obstétrico), foi impressionante ver como o bebê cresce, se desenvolve e se modifica de um mês para o outro. Seus movimentos dentro do útero, suspenso pelo líquido amniótico, são bem mais amplos e podem ser sentidos com muito mais nitidez. Nessa fase ele chupa os dedos (tanto das mãos como dos pés) e já engole o líquido amniótico, e eu fiquei com a impressão que minha filha está fazendo yoga lá dentro (rsrs).
Nesse período também os rins do bebê produzem urina e o cabelo começa a crescer, podendo modificar sua textura após o nascimento.
O desenvolvimento sensorial está no auge e estão se desenvolvendo os neurônios ligados aos sentidos – paladar, olfato, audição, visão e tato.
A partir da metade da gestação, o útero chega até o umbigo e cresce cerca de 1 cm por semana, medição que é feita pelo GO (ginecologista-obstetra).

A cada dia percebo uma nova mudança e estou curtindo descobrir e desvendar cada nova faceta da gravidez. Facilitou não ter enjoos nem outro mal que algumas grávidas padecem, mas espero que cada uma possa curtir como eu.

Barrigón com 4,75 meses.

4 comentários:

  1. Adorei a foto!! E aí, vai ter votação prévia para nomes??? Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Querida San! Que bom ver você por aqui... isso me faz lembrar que faz tempo que não visito seu blog e nem conversamos. Credo! Como o tempo passa... Vamos tirar o atraso.

    Sobre os nomes, acho que não vou fazer votação, não... rsrs... os gostos dos amigos são muito variados e vamos escolher só eu e o Aroldo mesmo. Mas sugestões são bem-vindas. Vai que sai um nome mara aí do meio, né?!

    ResponderExcluir
  3. Que foto linda Fabi.... Parabéns cunhadinha pelo Blog!

    ResponderExcluir