quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exames

É uma batelada de exames que não tem fim. Mas tudo em prol de uma gestação com o mínimo de riscos:

- Tipagem sanguinea + RH
- Coombs indireto
- Glicemia de jejum
- Hemograma completo
- Sorologia de Rubeola IgG+IgM
- Sorologia de Toxoplasmose IgG+IgM
- Sorologia de Citomegalovirus IgG+IgM
- Urocultura
- HIV
- VDRL
- Anti-HAV IgG+IgM
-HBsAg/Anti-HBc IgG+IgM
- Anti-HCV

Já fiz todos esses exames no ano passado, antes de decidir engravidar. E os repeti assim que soube da gravidez.
Tudo certinho, tudo bem...

Depois disso, às 7 semanas de gestação (porque a gestação é contada em semanas pelos ginecologistas), fiz um ultrassom endovaginal para registrar os batimentos cardíacos do embrião (que nessa altura ainda não era feto, mas já tinha coração). E creiam-me: é a coisa mais espetacular você ouvir um outro coração batendo bem mais rápido dentro de você!! O seu num ritmo humano adulto e um outro menorzinho batendo a doidos 150 bpm (quase o ritmo de um gatinho)...

E o último, feito hoje e fresquinho saído do forno: o ultrassom morfológico de 1º trimestre, onde dá pra ver o feto (que já é uma mini-pessoinha) inteirinho, com os membros formados, pés, mãos, dedos... o formato da cabeça, rosto, etc. Nesse exame se faz medidas do feto todo, tamanho coroa(cabeça)-nádegas, circunferência da cabeça, circunferência abdominal, tamanho dos membros, contam-se os dedinhos (que bom, né?! rsrs), identifica-se o nariz, os órgãos internos, os ossos (que são todos visíveis no ultrassom) e o mais legal: os movimentos! Os bebês já se movimentam avidamente nessa fase, mas a gente não consegue sentir nada (ou quase nada).

Outro exame muito importante feito junto com esse ultrassom é a medida de Translucência Nucal, que consiste em verificar o acúmulo de fluído em um espaço na nuca do feto para se detectar alguma possível alteração genética, como síndrome de Down e cardiopatias congênitas. Todo bebê tem um acúmulo de líquido que é normal nessa fase (entre a 11ª e a 14ª semanas), mas se esse acúmulo está aumentado, cogita-se o risco de alguma anomalia, que depois pode ser melhor analisada com exames mais invasivos (e com mais riscos, feitos em estágios mais avançados da gravidez), como a amniocentese ou biópsia de vilosidades coriônicas.

Resumindo, é importante fazer um bom pré-natal e todos os exames indicados pelo seu obstetra, para pelo menos ficar tranquila quanto ao andamento da gestação e saúde da mãe e do bebê.

Mais sobre exames:

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/exames/

Mais sobre a Translucência nucal:

http://www.somdiagnosticos.com.br/conteudo_24_translucencia-nucal.html

Um comentário:

  1. Eu viii! Tem queixo de Fernandes!
    Coloca as fotos do ultrassom aqui, vai?
    Como pode uma coisa tão comum ser, ao mesmo tempo, tão incrível? ;-D
    Beijão!

    ResponderExcluir