quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mães e atividade física

-- Sim, mães nerds também se exercitam! Em parte é porque na busca por informações, leem que é importante se exercitar nessa fase. Mas pra mim é porque já gosto muito de exercício. --

A busca incessante na web e com profissionais sobre exercícios possíveis na gravidez me deixou verdadeiramente maluca no início da gravidez!
A gineco me falou que era importante continuar a prática de exercícios por eu já ser praticante costumaz, mas que não era pra abusar (subtenda-se aqui: pular, jogar bola, praticar rapel, bungee jump e coisas parecidas).
Então continuo eu a frequentar a musculação do Sesc, mas tomando o devido cuidado com os pesos erguidos, com o ritmo cardíaco nos aparelhos (que teoricamente não pode ultrapassar os 140 bpm, 145 bpm), com as sensações que experimentava em cada exercício (o que não mudou muito, pois meu bebezinho é bem comportado e não me deu trabalho nenhum, nem enjoos).
E agora tenho uma ficha de gestante feita especialmente para mim, para continuar meus exercícios e "não deixar a peteca cair". Minha ficha tem até exercícios abdominais.

Mas vamos às dicas:

Já visitei tanto site, conversei com tanta gente, desde ginecologistas, passando por mães que se exercitaram na gravidez, a professores de educação física, e cada um tem sua opinião.

A unanimidade é: quem já se exercita não deve parar durante a gravidez.
Mas deve, sim, adequar os exercícios e a intensidade ao que está experimentando e ao período da gestação.
E claro, consultando sempre seu médico e profissionais esportivos com experiência, pra conseguir melhores resultados na manutenção da força muscular e garantir a segurança do bebê.

Já quem era sedentária antes de engravidar, pode procurar exercícios para iniciantes, para fortalecer os músculos envolvidos na sustentação do abdome, costas, pernas. Também alongamento e relaxamento, mas tudo com acompanhamento de profissionais.

Hidroginástica está entre os exercícios preferidos pelas gestantes, pelo que eu pude perceber nesse tempo todo que frequento o Sesc. Além de melhorar a força muscular e o equilíbrio, ela trabalha com mínimo impacto dentro d'água.

Caminhada é bem-vinda para todas as mamães, as que já faziam e as que vão começar depois da descoberta da gravidez um programa de exercícios para uma gestação saudável. Prefira as de nível leve a moderado, em piso com poucas inclinações e sem obstáculos (sem riscos de escorregões e quedas), usando roupas confortáveis e tênis com amortecimento e suporte adequados.

Musculação somente sem exagerar nos pesos e com um programa feito especialmente para você e suas necessidades de grávida (sempre com acompanhamento de profissionais).

Os exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico (conjunto de músculos, ligamentos e tecido de sustentação que reveste a abertura inferior da bacia e apoia os órgãos internos, genitais), conhecidos como exercícios de Kegel, também são muito importantes, inclusive para garantir um trabalho de parto com menos esforço. Esses exercícios inclusive previnem a incontinência urinária e outros distúrbios. Veja mais sobre o assoalho pélvico e seu fortalecimento aqui.

E achei alguns lugares na internet que promovem atividades voltadas às gestantes, como yoga, pilates, hidroginástica, etc.

Informações interessantes que podem ajudar às mamães:

http://brasil.babycenter.com/pregnancy/atividade-fisica/guia-de-exercicios/

http://www.revistapilates.com.br/2010/05/10/pilates-devo-fazer-abdominais-durante-a-gravidez/

http://www.santalucia.com.br/ginecologia/gravidas/gravidas-p.htm

http://semprematerna.uol.com.br/gravidez/dicas-de-exercicios-para-gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário